Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Laudo pericial constatou abusividade nos juros aplicados em contratos de empréstimos pelo banco

Juros pactuados em contrato são considerados abusivos quando excedem abusivamente à taxa do mercado para o período.

Publicado por Marcello Prince
há 2 anos

A 4ª Vara Cível do Foro Regional II de Santo Amaro julgou procedente à ação revisional para contratos de empréstimos e cobrança de taxas de juros abusivos.

O caso tratou da revisão contratual de taxas abusivas de três empréstimos pessoais sem consignação, celebrados entre as partes.

A parte autora alegou que firmou três contratos de empréstimos, cujos juros remuneratórios seriam manifestamente excessivos em relação a média de mercado, pediu a revisão dos juros nos três contratos, com restituição simples do valor pago a maior. A executada alegou que os contratos não possuem qualquer ilegalidade, que as instituições financeiras são livres para pactuar os juros remuneratórios contratado. A perícia constatou evidente abusividade nos índices estabelecidos nos contratos de adesão, pois representam, o triplo das taxas média de juros para as datas em que foram celebrados.

O Juiz do caso Renato de Abreu Perine, ressaltou que o laudo pericial demonstrou que a exequente havia pago juros três vezes maiores que a taxa média do mercado na data, considerando elas abusivas.

“A sentença transitada em julgado constou na parte dispositiva que haveria a "abusividade dos juros remuneratórios ajustados nos contratos de empréstimo, substituindo-os, respectivamente, pelos juros de 6,65%, 6,05% e 6,10% ao mês, mantido os demais termos do contrato, inclusive a possibilidade de capitalização, apurando-se a dívida/crédito da autora em fase de liquidação de sentença, consignando-se que, em virtude do parcial provimento com modificação dos termos do contrato, só haverá mora da autora se, apurado eventual débito, não realizar pagamento a contar de sua intimação"

Posto isso, o Juiz determinou que eventuais valores pagos a maior deverão ser restituídos a autora, na forma simples.

Os advogados atuantes Willian Oliveira Peniche e Vitor Matera Moya patrocinaram os interesses da autora.

Processo: 0004737-11.2021.8.26.0002

  • Sobre o autorA busca pela justiça não é para covardes!
  • Publicações23
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações72
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/laudo-pericial-constatou-abusividade-nos-juros-aplicados-em-contratos-de-emprestimos-pelo-banco/1543251770

Informações relacionadas

Wagner Costa, Engenheiro de Segurança do Trabalho
Artigoshá 4 anos

10 Passos para Impugnar o Laudo do Perito

Editora Revista dos Tribunais
Doutrinaano passado

Capítulo 17. Prova Pericial

Laudo - TJMG - Ação Interpretação / Revisão de Contrato - [Cível] Procedimento Comum Cível - contra Banco Bradesco Financiamentos

Allan Fernandes Costa, Advogado
Notíciashá 9 meses

Banco é multado por práticas abusivas no financiamento de veículos, decide TJ.

Ana Paula Dias, Advogado
Modeloshá 5 meses

Modelo de Petição Ação Revisional - Price - Vedação

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)