Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Banco é condenado por prática abusiva em juros muito acima daqueles praticados no mercado

Os contratos disponibilizados à cliente, foram mediantes a imposição de taxa de juros superiores a 18% ao mês.

Publicado por Marcello Prince
há 2 anos

A 4ª Vara Cível de Osasco/SP julgou procedente o pedido formulado em ação revisional de contrato bancário.

O caso tratou da revisão dos 10 contratos de empréstimos pessoal celebrados entre as partes, superando taxas de juros três vezes maior que a média do mercado na ocasião.

A autora disse ter celebrado diversos contratos, e que as taxas de juros foram superiores à média de mercado e abusivas, sustentou também em síntese, que aceitou proposta de concessão de crédito feita pelo banco, mesmo estando comprometida com mais de 30% de seu benefício previdenciário para pagamento de empréstimos. A ré contestou que o produto contratado pela autora era de alto risco, já que os pagamentos eram feitos mediante a débito em conta corrente, entendendo serem válidos os contratos e as taxas de juros neles fixados.

A juíza do caso Andrea de Abreu e Braga, frisou, mesmo que a taxa média fornecida pelo Banco Central deva ser interpretada como uma referência, isso não afasta das instituições financeiras o dever de observância, de forma que os contratos não configurem prática abusiva, com previsão de juros muito acima daqueles praticados no mercado.

“A alegação de que a clientela que busca a instituição ré é composta, em sua maioria, por pessoas com perfil de difícil obtenção de crédito, constituindo-se contratantes de alto risco, é insuficiente para justificar a cobrança de valores tão elevados.
A discrepância entre as importâncias cobradas pela ré e aquelas praticados no mercado, ainda que expressas contratualmente, autorizam a revisão de todos os contratos, adequando-os às taxas médias de mercado.”

Posto isso a Juíza determinou a ré, restituição de todos os valores efetivamente pagos a maior pela autora, de forma singela devidamente corrigidos desde cada desembolso feito pela autora.

Os advogados atuantes Willian Oliveira Peniche e Vitor Matera Moya patrocinaram os interesses da autora.

Processo: 1007617-11.2021.8.26.0405

Fonte: Marcello Prince

  • Sobre o autorA busca pela justiça não é para covardes!
  • Publicações23
  • Seguidores2
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações128
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/banco-e-condenado-por-pratica-abusiva-em-juros-muito-acima-daqueles-praticados-no-mercado/1614334265

Informações relacionadas

Petição Inicial - TJSP - Ação de Repetição de Indébito C.C Pedido de Indenização por Danos Morais e Obrigação de Fazer com Pedido de Tutela de Urgência por Prática Abusiva contra o Consumidor - Procedimento Comum Cível

Petição Inicial - TJSP - Ação Declaratória de Prática Abusiva Perpetrada contra Consumidor e de Ressarcimento - Procedimento Comum Cível - contra Construtora Lorenzini

Jerry Althyern, Psicólogo Jurídico
Modeloshá 6 anos

[Modelo] Ação Revisional de Juros - Bradesco - Completa

Marcello Prince, Bacharel em Direito
Notíciashá 2 anos

Banco é condenado a reembolsar taxas de juros que superam em dobro a média aplicada pelo mercado

Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
Notíciashá 13 anos

STJ: apenas se caracteriza como lucro cessante o prejuízo decorrente diretamente do evento danoso

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)